Perplexity AI lança assistente de voz com inteligência artificial para iOS
2 min read
Enquanto a Apple ainda prepara o lançamento da versão reformulada da Siri, impulsionada por sua nova plataforma Apple Intelligence, a Perplexity sai na frente e apresenta sua própria alternativa com um assistente de voz baseado em IA para dispositivos iOS.
O anúncio foi feito por Aravind Srinivas, CEO da empresa, que destacou nas redes sociais as capacidades impressionantes da ferramenta. “Você pode pedir para ele tocar qualquer coisa: podcasts, vídeos difíceis de encontrar, músicas favoritas. Até comandos como ‘toque o vídeo da Katy Perry beijando o chão após pousar do foguete’ ou ‘versão do baby shark com Donald Trump’ ou ainda ‘podcast em que Andreessen discute navegadores com Lex’ são compreendidos”, explicou.
Além da reprodução de mídia, o assistente de voz também é capaz de agendar compromissos via Apple Calendar e enviar e-mails utilizando o Apple Mail — embora Srinivas ressalte que essa funcionalidade ainda está um pouco “instável”. O assistente também consegue buscar restaurantes e solicitar corridas pela Uber.
Um dos diferenciais é a possibilidade de continuar conversando com o assistente mesmo fora do aplicativo. Outro ponto positivo é a compatibilidade com modelos um pouco mais antigos de iPhone, como o iPhone 13. Isso o coloca em vantagem frente ao Apple Intelligence, que estará disponível apenas a partir do iPhone 15 Pro.
No entanto, o assistente da Perplexity ainda tem limitações. Ele não consegue acessar a câmera do celular para interpretar imagens, um recurso já disponível no ChatGPT. Também não é possível alterar configurações do sistema do iPhone, silenciar notificações ou programar alarmes.
Srinivas informou ainda que o tempo médio de conexão com o assistente, após ativar o modo de voz, é de 3 a 4 segundos. A equipe está empenhada em reduzir esse intervalo para tornar a experiência mais fluida.
Outra função interessante é a possibilidade de personalizar o botão de ação do iPhone para acionar diretamente o modo de voz da Perplexity, dispensando a necessidade de abrir o aplicativo — de forma semelhante ao uso tradicional da Siri.
Enquanto isso, notícias recentes indicam que a nova Siri da Apple teve seu lançamento adiado novamente, com previsão apenas para 2026, em meio a mudanças na liderança da empresa.