22 Dezembro 2024

Apple Faz Aposta Arriscada com IA no iPhone 16 Pro

2 min read

Com a demanda pelo iPhone da Apple diminuindo, como Tim Cook e sua equipe atrairão consumidores para seu ecossistema? Dados de analistas da CIRP mostram que a demanda pelo iPhone — especificamente o modelo atual, iPhone 15 — é menor do que a do iPhone 14 neste trimestre. Isso reflete o padrão de demanda mais baixa observado no primeiro trimestre de 2024.

O relatório também destaca uma maneira pela qual a Apple espera reverter as vendas. Mas é uma aposta que exige paciência do volúvel mercado de smartphones.

A Apple estará apostando em um fator chave na família do iPhone 15, que já está acelerando as vendas de Android. A IA generativa transformou a visão do que um smartphone pode oferecer aos consumidores, desde a edição de fotos e vídeos, passando pelo resumo e análise de textos e imagens, até o auxílio à criatividade.

Após o anúncio dos planos de IA da Apple na Conferência Mundial de Desenvolvedores em junho, as ações da empresa subiram sete por cento, principalmente pela promessa de aumento nas vendas do iPhone. Devido às altas demandas que a IA generativa impõe ao hardware e à pressão da Apple para processar o máximo de dados do usuário no próprio dispositivo, a Apple Intelligence só funcionará em um modelo existente do iPhone — o iPhone 15 Pro Max.

Os consumidores que não possuem o iPhone mais caro do mercado precisarão comprar o hardware mais recente do iPhone para acessar o chip A18 Pro, especificamente projetado para suportar rotinas de IA generativa.

No entanto, a IA que claramente está faltando no iPhone no momento não estará disponível até o primeiro trimestre de 2025. Tim Cook e sua equipe estarão pedindo aos fiéis da Apple que comprem o smartphone com a promessa de receber a IA em algum momento no futuro.

Enquanto isso, todos esses benefícios estão disponíveis no Android e estão desde que o Google introduziu a ideia de um smartphone com foco em IA em outubro de 2024, durante o lançamento do Pixel 8. Com a família Pixel 9 do Google prevista para ser anunciada em agosto, o iPhone da Apple estará duas gerações atrás dos esforços de IA do Android antes mesmo de deixar o palco de Cupertino.