22 Dezembro 2024

Samsung Galaxy S25: Sem Exynos 2500?

2 min read

Galaxy S25 deve contar apenas com Snapdragon 8 Gen 4

O analista Ming-Chi Kuo acredita que é provável que a Samsung não utilize o SoC da série Exynos no Galaxy S25. Em vez disso, a gigante sul-coreana deve continuar a parceria com a fabricante americana Qualcomm, como foi feito no Galaxy S23. O motivo seria a produção de chips da própria Samsung.

Galaxy S25 como o S23: sem Exynos?

Por muitos anos, a Samsung usou tanto os seus próprios SoCs Exynos quanto os SoCs Snapdragon da Qualcomm em seus modelos principais da série Galaxy S. Nos modelos destinados ao mercado europeu, o SoC Exynos era utilizado, como foi o caso do Galaxy S24.

Essa prática tem sido alvo de críticas dos entusiastas, uma vez que, apesar das funcionalidades serem iguais, a performance e a duração da bateria não são. O SoC Snapdragon da Qualcomm é geralmente considerado superior.

Com o S25, a diferença entre os SoCs deve ser eliminada. O motivo seria a baixa produção da tecnologia de 3 nm da Samsung, que atualmente está em uma fase inicial (SF3E) e deve entrar em produção em massa (SF3) ainda este ano. A utilização do Exynos 2500 não seria economicamente viável.

Snapdragon 8 Gen 4 usa TSMC N3E

Em vez disso, o Galaxy S25 deve contar exclusivamente com o próximo SoC topo de linha da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 4, que será fabricado usando a tecnologia N3E da TSMC, embora este processo seja consideravelmente mais caro.

Rumores indicam que a Apple já está utilizando a tecnologia N3E no novo SoC M4 presente nos novos iPad Air e iPad Pro.